Páginas

Mostrando postagens com marcador culinária. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador culinária. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Na Cozinha: Envelope de Peixe


Um passeio que alegra muitas manhãs de domingo é ir ao mercado de peixes do meu bairro e dar bom dia aos feirantes. Seja para comprar polvo, camarão, robalo, anchova, tilápia ou simplesmente um pastel de siri com chopp. Observar o movimento das pessoas e do comércio é o mais legal: crianças impressionadas com o tamanho da boca do peixe, amigos escolhendo um polvo para grelhar, e feirantes dando dicas e informações. Na minha lista de informações favoritas: Moqueca de arraia (é gostoso e barato), “quem come ova, come um cardume inteiro”, a cabeça do filé de hoje é o caldinho de peixe de amanhã, entre outras. O peixe no envelope também foi uma delas. Hoje vou compartilhar com vocês esta receita que aprendi e reproduzi. Delícia.
Ingredientes do peixe
  • 6 filés de linguado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 ramo de tomilho desfolheado
  • 1/2 colher de chá de flor de sal
  • Pimenta-do-reino
  • 1/3 xícara de leite de coco
  • 1/3 xícara de vinho branco
Modo de preparo
Faça um pequeno envelope com papel alumínio e coloque todos os ingredientes dentro (2 filés por envelope). Feche bem o envelope e coloque em uma assadeira (assim, se vazar um pouco de líquido, não vai sujar seu forno).
Ingredientes da batata
  • 12 batatinhas bem lavadas e cozidas inteiras
  • 200g de manteiga
  • 1 ramo de tomilho
Modo de preparo
Aqueça a manteiga e conforme for formando uma espuma branca, retire-a com o auxílio de uma concha. Quando diminuir a formação de espuma, coloque o ramo do tomilho inteiro dentro da panela e deixe no fogo por cerca de 5 minutos. Na travessa onde será servido, amasse levemente as batatinhas e regue a manteiga sobre elas.

Na Cozinha: Mousse Instantâneo


Sobremesas instantâneas me interessam.
Apesar de adorar um banho maria, bater por 20 minutos, claras em neve, caramelizar e todas as outras técnicas lentas e deliciosas da cozinha, quando quero comer uma sobremesa, meu lado ansioso é maior que meu lado gastronômico elegante. A vontade bate e não passa enquanto não comer algo delicioso.
Recentemente descobri uma coisa que, durante um tempo, tinha vergonha de admitir: a existência do creme “tipo” chantilly na minha casa. Não recomendo usar como chantilly puro, nem para o menor dos exigentes. Mas descobri que para preparar certas receitas é o modo mais prático e barato de aerar uma sobremesa.

Ele não permite bater além do ponto (já perdi alguns litros de creme de leite fresco até aprender aonde parar de bater) e pode ser guardado fora da geladeira. Com a presença dele na minha vida, comecei uma lista de receitas imediatistas para dias preguiçosos. Essa foi uma dessas delícias rápidas. Se você já tiver o creme na geladeira e não se importar em comer o mousse em temperatura ambiente (e ninguém que eu servi se importou) você terá uma deliciosa e bela sobremesa em literalmente 5 minutos.

Ingredientes
  • 300g de castanhas do pará
  • 200ml de creme tipo chantilly
  • 180g de chocolate ao leite
  • 1 colher de chá de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de licor
Modo de Preparo
Para bater o chantilly é super prático: coloque a caixinha no freezer por 30 minutos. Retire e bata durante 5 minutos em velocidade alta. Derreta o chocolate (pode ser banho maria ou 1 minuto no microondas).
Leve as catanhas para processar bem, até que estejam em pedaços bem miúdos, mas ainda não como uma farinha. Junte os 3 ingredientes e coloque em potes individuais, salpique o chocolate e coloque um fio de licor. Leve para a geladeira por 1 hora.